Tarefa final: Relatório “BE 2.0”

Volvidos quarenta posts e muito mais do que trinta horas, aqui ficam as minhas impressões sobre a oficina de formação “A Biblioteca Escolar 2.0”, organizada pelo Centro de formação Maria Borges de Medeiros e que teve lugar entre Abril e Maio de 2013.
“Muitas horas, muito tempo”. São as primeiras ideias que me vêm à mente. Demasiadas horas, demasiado tempo? Sim e não. Sim, face à expectativa de trinta horas (!) criada pelo anúncio da formação e perante a escassa disponibilidade, numa altura do ano lectivo particularmente sobrecarregada com as avaliações finais de seis turmas; Não, tendo em consideração o que aprendi.
Aprendi imenso. Passei a saber utilizar um variado leque de ferramentas da Web 2.0, que serão certamente muito úteis na minha actividade profissional, mesmo não desempenhando funções na biblioteca escolar. Pela primeira vez, criei um blog e, apesar dos muitos contratempos, lá consegui chegar ao fim…
Dificuldades? Muitas. E aqui devo sublinhar um aspecto menos positivo da formação. Tratando-se de um curso com uma componente eminentemente prática e até bastante técnica, julgo que teria sido de toda a justiça atribuir a esta formação um maior número de horas e, consequentemente, mais créditos.
Teriam sido úteis mais algumas sessões presenciais para testagem das diferentes ferramentas e esclarecimento de dúvidas em tempo real (a distância do moodle nem sempre auxilia da melhor forma naqueles momentos em que precisamos apenas de saber onde clicar…). Por outro lado, deveria ter sido previsto um número de sessões autónomas que reflectisse, efectivamente, o tempo necessário à realização do elevado número de tarefas exigidas. Tarefas que, pela sua dificuldade técnica, envolveram, a cada passo, novas dificuldades e capacidade de resposta a dois “espaços” simultaneamente: o blog e a plataforma moodle.
E porque as dúvidas continuam e o desejo de aprender mais também, gostaria muito de aproveitar esta oportunidade para lançar o desafio de uma sequela: “A caminho da Biblioteca Escolar 3.0?”. Considerem-me já inscrita!

Bem haja!

Very Tired...

“I’m so tired”. TheMetaPicture.com. Acedido em 31/05/2013.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s